A Corsan iniciou nesta segunda-feira (14), a troca dos aparelhos que fazem a medição do consumo mensal de água nas residências e estabelecimentos de Três Coroas. Serão substituídos cerca de mil hidrômetros, sem custos para o cliente, durante o mês de abril. Os trabalhos começam pelo Centro da cidade e, ao longo dos dias, avançam para os demais bairros.
Nos 317 municípios atendidos pela Corsan no Estado, serão instalados, até junho, 237,4 mil novos equipamentos, mais modernos e com tecnologia mais avançada. O investimento total é de R$ 64 milhões.
A renovação dos hidrômetros segue recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O órgão orienta que a manutenção dos medidores seja realizada por profissionais autorizados e que o período de utilização não ultrapasse sete anos (conforme o modelo do aparelho). A troca também é recomendada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). Em 2024, foram substituídos mais de 371 mil hidrômetros na área de cobertura da Corsan.
Controle pelos clientes
A gerente comercial da Companhia na Região Sinos, Mayla Costa, destaca a importância das trocas para manter os aparelhos em boas condições. “Isso garante que os hidrômetros informem com precisão a quantidade de água que está sendo utilizada nos imóveis e permite que os clientes tenham o controle exato de seu consumo”, explica.
O trabalho é realizado por equipes identificadas por crachás e uniforme da Corsan. “Para garantir a segurança da população e a transparência dos serviços, os moradores devem cobrar as credenciais dos profissionais, bem como o número do protocolo para a execução da troca”, enfatiza.
Quando é feita a instalação do novo hidrômetro, o cliente recebe material informativo contendo dados do equipamento retirado e do que foi colocado, explicações sobre a função do aparelho, cuidados necessários e responsabilidades do consumidor.
As medições dos equipamentos são exatas e confiáveis, e ajudam também a reduzir o desperdício de água, porque podem apontar possíveis vazamentos não visíveis. Os novos hidrômetros são aferidos pelo Inmetro e possuem lacre e etiqueta de certificação e segurança. O lacre não pode ser removido, e a violação acarreta penalidades ao responsável pelo aparelho, como taxa de reposição da peça ou multa (determinada pela Agergs).
Em caso de dano acidental, quebra ou mau funcionamento do hidrômetro, o cliente deve entrar em contato com a Corsan pelo site www.corsan.com.br/cliente ou pelo app Corsan. Para mais informações, estão à disposição da comunidade também o WhatsApp (51) 99704-6644 e o telefone 0800-646.6444, com ligações gratuitas.