noticias530 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Noticias!

Taquara

Com direito a balada, Taquara terá quatro dias de vacinação contra a Covid nesta semana

Secretaria Municipal de Saúde traça estratégias para alcançar públicos que ainda não se imunizaram

Publicada em 30/08/2021 às 14:21h - 474 visualizações

Conexão Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Com direito a balada, Taquara terá quatro dias de vacinação contra a Covid nesta semana  Compartilhar a noticia Com direito a balada, Taquara terá quatro dias de vacinação contra a Covid nesta semana  Compartilhar a noticia Com direito a balada, Taquara terá quatro dias de vacinação contra a Covid nesta semana

Link da Notícia:
Anuncie aqui

Com direito a balada, Taquara terá quatro dias de vacinação contra a Covid nesta semana
 (Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara)

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Taquara continua em ritmo acelerado. A Secretaria Municipal de Saúde promove nesta semana quatro eventos para que pessoas com 18 anos ou mais possam receber a primeira dose da vacina, além da aplicação da segunda dose, para aqueles que já estão aptos a completar sua imunização. Na programação, um dos dias da vacina terá um drive-thru balada, com várias atrações musicais durante a imunização, na noite da próxima sexta-feira (03).

A vacinação desta semana começa nesta terça-feira, 31 de agosto, em que ocorrerá o drive-thru na Faccat, com a aplicação da primeira dose da vacina para moradores com 18 anos ou mais. Além disso, pessoas com 55 anos ou mais que tomaram a vacina Fiocruz/Oxford/AstraZeneca e com a segunda dose agendadas para esta data também poderão se imunizar. A vacinação será das 8h às 14h.

Na quinta-feira (02), também na Faccat, das 8h às 14h, pessoas com 52 anos ou mais que tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca, com agendamentos para esta data, poderão tomar a segunda dose. A primeira dose também será aplicada para quem não se imunizou e tem 18 anos ou mais.

A noite desta sexta-feira, 3 de setembro, será especial com a realização do drive-thru balada, dedicado à imunização de pessoas acima de 18 anos que não conseguiram se vacinar de dia. A vacinação voltada ao público jovem terá shows de artistas da região, e também será realizada na Faccat, das 19h às 22h. A programação musical completa será divulgada durante a semana.

A semana de vacinação se encerra no sábado, 4 de setembro, em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Piazito, Empresa, Mundo Novo e Santa Teresinha aplicarão as segundas doses do imunizante, das 8h às 18h. Estarão disponíveis as vacinas Butantan/Coronavac, para pessoas das faixas etárias de 21 anos ou mais, ou de 24 anos ou mais, com segunda dose agendadas para esta data; e também os imunizantes da Pfizer, para o público acima de 40 anos, que teve a imunização marcada para este dia.

Documentação e acesso

Quem vai se vacinar com a primeira dose precisa levar aos pontos de vacinação cópia e original de documento de identidade com foto, comprovante de residência ou declaração de endereço e cartão SUS em Taquara. Para os moradores que irão tomar a segunda dose, é necessário levar a carteira de vacinação e documento com foto.

O acesso aos drive-thrus da Faccat para os veículos se dá pela ERS-115, em direção à Avenida Faccat, que é fechada temporariamente nos momentos de vacinação para quem vem do Bairro Fogão Gaúcho, em razão das duas filas de veículos formadas neste trajeto. Os moradores que não têm veículo podem contar com ônibus gratuito saindo da Rua Coberta, no Centro de Taquara, em direção à Faccat. Pessoas que chegarem a pé também serão vacinadas. Dúvidas podem ser consultadas pelo WhatsApp (51) 98924-8784.

Durante os eventos de vacinação, a equipe do Centro de Atendimento de Referência de Assistência Social (Cras) participa da Campanha Todos Contra a Fome. A doação é espontânea e voluntária. Quem quiser colaborar pode doar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e fraldas infantis de todos os tamanhos. Os produtos arrecadados serão doados a famílias que estão em situação de vulnerabilidade em Taquara.

Avaliação positiva

A secretária de Saúde de Taquara, Ana Maria Rodrigues, avalia que a campanha de vacinação contra a Covid está em um bom ritmo, mas alerta que 17% da população vacinável – ou seja, acima de 18 anos – ainda não tomou a primeira dose, sem ter procurado os drive-trhus ou as salas de vacina. “É por isso que nós da SMS estamos realizando várias estratégias para atrair a população, como imunizar nos postos do interior, abrir as salas de vacinas com horários alternativos, e permitir a aplicação da primeira dose também nos drive-trhus de segunda dose. O importante é que as pessoas entendam que a vacina é um ato coletivo e não individual, e que vacina boa é vacina no braço, sem escolher o tipo de vacina e o laboratório”, explica.

Em Taquara, são 44.246 pessoas acima de 18 anos, e segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 36.591 já foram vacinadas com a primeira dose. Entre os que ainda não se vacinaram, 5.359 têm entre 18 e 40 anos, e 2.296 são pessoas acima dos 40. Ana Maria lembra que quanto mais pessoas forem vacinadas, maior será o índice de proteção formado no Município, e que ao tomar a vacina, cada cidadão está protegendo a si mesmo e à população em geral. “Os imunizantes garantem a imunidade de rebanho, e também que, se cada pessoa imunizada contrair Covid, ela vai estar mais protegida, evitando internações e mortes. E também estará se prevenindo das variantes do coronavírus que continuam surgindo”. 

Para os vacinados, os cuidados devem continuar

A secretária ressalta também que, para as pessoas que já estão completamente imunizadas, os cuidados devem permanecer, como o uso de máscaras, higienização de mãos e ambientes e evitar aglomerações. “A variante Delta já está circulando como transmissão comunitária, então precisamos estar atentos aos protocolos e nos proteger. Se cada um fizer a sua parte, em breve a vida retoma sua nova normalidade”, frisa.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (51) 99648 3615

Visitas: 6529328
Usuários Online: 78
Copyright (c) 2024 - Conexão Noticias - Informação na palma da sua mão
Converse conosco pelo Whatsapp!