noticias436 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Noticias!

Taquara

Consulta pública on-line é aberta para a elaboração do Plano Municipal de Saúde de Taquara

Publicada em 24/08/2021 às 13:08h - 142 visualizações

Conexão Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Consulta pública on-line é aberta para a elaboração do Plano Municipal de Saúde de Taquara  Compartilhar a noticia Consulta pública on-line é aberta para a elaboração do Plano Municipal de Saúde de Taquara  Compartilhar a noticia Consulta pública on-line é aberta para a elaboração do Plano Municipal de Saúde de Taquara

Link da Notícia:
Anuncie aqui

Consulta pública on-line é aberta para a elaboração do Plano Municipal de Saúde de Taquara
 (Foto: Divulgação )

A Secretaria de Saúde de Taquara está em fase de elaboração do Plano Municipal de Saúde. Para que a comunidade possa colaborar com a construção desse plano, uma consulta pública on-line está disponível a partir desta segunda-feira (23) até 13 de setembro e pode ser acessada pelo endereço bit.ly/pmstaquara. Quem se interessar em participar da iniciativa também pode acessar a página oficial da prefeitura (www.taquara.rs.gov.br) e responder a pesquisa pelo banner Consulta Pública - Plano Municipal de Saúde.

A secretária da pasta, Ana Maria Rodrigues, explica que o formulário faz parte da consulta pública que convida os moradores a participarem da construção do Plano Municipal de Saúde de Taquara de 2022 a 2025. “O Plano Municipal de Saúde é uma importante ferramenta de gestão que reunirá todas as ações a serem desenvolvidas bem como a proposição das diretrizes para formulação da política de saúde do Município de Taquara nos próximos quatro anos”, menciona.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Levi Batista de Lima Junior, através desta conferência virtual será possível elencar as prioridades da população em relação à saúde pública. “Queremos ouvir a comunidade e avaliar item a item as informações e ações citadas, assim poderemos elaborar um documento de acordo com os anseios primordiais do cidadão”, menciona.

Quem pode participar e como

Todo cidadão taquarense que queira contribuir para a formulação de políticas públicas, seja usuário, profissional, estudante, prestador de serviço, resida no interior ou na cidade, pode participar. O questionário foi montado a partir de constatações dentro do que já é ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde e sugestões do que pode melhorar. No formulário que deve ser acessado pelo endereço https://forms.gle/UuvxaeWT1NhBTHtA6 haverá espaço para a marcação da opção desejada, como também para relatar demais necessidades não relacionadas na planilha.

Dentre as questões pessoais como nome, bairro, telefone e representação, o participante poderá destacar quais áreas/grupos de saúde devem ser priorizados pela Secretaria Municipal de Saúde elencando como prioritária, já adequada e não prioritária, bem como mencionar quais propostas apresentadas na IX Conferência Municipal de Saúde, em 2019, devem permanecer como prioridade. 

O formulário ainda traz espaço para que a pessoa possa dar a sua opinião sobre qual área/serviço de saúde do município tem hoje o melhor desempenho e qual tem hoje o pior desempenho e oportuniza ao cidadão deixar uma sugestão para a melhoria das ações e/ou serviços de saúde de Taquara.

Sobre o Plano Municipal de Saúde

Um dos instrumentos mais importantes para o planejamento de uma boa gestão em todos os âmbitos da saúde pública é o Plano Municipal de Saúde (PMS). O PMS compõe todo levantamento de informações sobre a situação da saúde no município. Nele é possível reunir condições para suprir os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde que são: universalidade, integralidade e equidade, relacionando ações, metas e resultados a serem alcançados por meio de questões políticas, técnicas e econômicas.

Conforme a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, o Plano Municipal de Saúde é elaborado para os próximos quatro anos e a ele também será acrescentado o relatório da Conferência Municipal de 2019. “Como as conferências acontecem de quatro em quatro anos e a última foi em 2019, vamos pegar este relatório, juntar com as avaliações, as contribuições desta consulta popular e fazer um grande relatório que irá para a plenária do Conselho Municipal de Saúde para deliberação. Após aprovação gera-se um documento que será integrado ao Plano Municipal de Saúde olhando a cidade para os próximos quatro anos, de 2022 a 2025”, explica a secretária.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (51) 99648 3615

Visitas: 6529424
Usuários Online: 41
Copyright (c) 2024 - Conexão Noticias - Informação na palma da sua mão
Converse conosco pelo Whatsapp!