noticias79 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Noticias!

Igrejinha

Educação Financeira é tema de projeto de lei da vereadora Diana Spohr em Igrejinha

Publicada em 24/08/2021 às 20:45h - 238 visualizações

Conexão Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Educação Financeira é tema de projeto de lei da vereadora Diana Spohr em Igrejinha  Compartilhar a noticia Educação Financeira é tema de projeto de lei da vereadora Diana Spohr em Igrejinha  Compartilhar a noticia Educação Financeira é tema de projeto de lei da vereadora Diana Spohr em Igrejinha

Link da Notícia:
Anuncie aqui

Educação Financeira é tema de projeto de lei da vereadora Diana Spohr em Igrejinha
 (Foto: Divulgação)

A Vereadora Diana Spohr (PSB) apresentou à Câmara Legislativa de Igrejinha nesta terça-feira (24) um projeto de lei que aborda a educação financeira nas escolas municipais. A proposta da vereadora é que seja incluído no currículo escolar do Ensino Fundamental do município, o estudo de noções básicas sobre Educação Financeira e Economia Doméstica. 

Além disso, Diana também apresentou um projeto de lei que busca instituir a Semana de Conscientização sobre Educação Financeira nas escolas municipais de ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) que será realizada anualmente, na última semana de maio. A proposta é que as crianças, adolescentes e os jovens estudantes de Igrejinha possam adquirir, através de um conteúdo prático e dinâmico, conceitos básicos relacionadas à educação financeira. 

As diretrizes da Semana de Conscientização sobre Educação Financeira serão: a introdução aos conceitos de finanças pessoais, a classificação de receitas e despesas, a montagem de orçamento familiar, balanço positivo e negativo e suas consequências, reconhecimento dos diferentes meios de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de crédito e débito), difusão de princípios como consumo e descarte conscientes, uso responsável do crédito, importância da poupança para o futuro e para a formação de patrimônio, o desenvolvimento de habilidades de reconhecimento de priorização de necessidades, noções básicas sobre juros, criação de fundo de reserva emergencial, fomento da valorização do trabalho, entre outros aspectos. 

A proposta apresentada por Diana em relação à educação financeira vem de encontro às discussões que são percebidas em várias regiões do Brasil sobre o tema. É importante destacar que a abordagem da educação financeira nas escolas contribui não apenas para o planejamento individual, mas também para todo o sistema financeiro da sociedade, pois aprendendo com o particular, crianças e jovens poderão influenciar o todo no futuro. Esse assunto é importante, sobretudo, no contexto da pandemia de Covid-19 que estamos enfrentando e também para as consequências futuras dessa situação. A pandemia deixou muitos brasileiros em uma situação difícil, principalmente porque muitas famílias tiveram sua renda diminuída ou sofreram demissões, com isso, houve em muitos casos a perda do controle financeiro, nesse sentido, uma educação financeira de qualidade poderia diminuir os impactos econômicos da crise. 

Nas palavras de Diana “é importante que a escola prepare o estudante para uma vida plena em sociedade e se torne um cidadão crítico e preparado para os desafios do mundo. Sendo assim, é de suma importância que a escola aborde a questão financeira no currículo. Com acesso a uma educação financeira desde cedo, nossas crianças e jovens no futuro entenderão a importância de uma boa reserva de emergência, de poupar, investir, de como conseguir crédito, de valorizar o trabalho, entre outras questões”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (51) 99648 3615

Visitas: 6528821
Usuários Online: 29
Copyright (c) 2024 - Conexão Noticias - Informação na palma da sua mão
Converse conosco pelo Whatsapp!