Desde sua inauguração, em 24 junho de 2024, o Complexo Municipal de Saúde passou a realizar alguns serviços públicos, como Pronto Atendimento (PA), Farmácia Municipal e Plantão Pediátrico. O prédio está localizado na Avenida Sebastião Amoretti (RS-020), 1865, bairro Morro do Leôncio, em Taquara
O local também conta com um Centro de Especialidades Médicas e três Estratégias de Saúde da Família (ESF), que são referência para aproximadamente 11 mil moradores do Centro e dos bairros Cruzeiro do Sul, Morro da Cruz, Morro do Leôncio, Recreio, Sagrada Família e Santa Rosa. A Secretaria Municipal de Saúde informa à comunidade que o Pronto Atendimento (PA) e a Farmácia Municipal operam no imóvel, além da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Taquara.
Serviços prestados no Complexo Municipal de Saúde
De acordo com o coordenador Daniel Rosa, nos dias de maior demanda no Pronto Atendimento (segundas e sextas-feiras) são três clínicos gerais realizando atendimentos. Já nas terças, quartas e quintas são dois profissionais trabalhando para atender a população.
Segundo Rosa, o atendimento no Complexo deveria ser realizado apenas em casos de urgência e emergência. A lógica seria que as pessoas, que possuem Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência em seu bairro, fossem em um primeiro momento buscar atendimento nesses locais.
“O ideal seria que a comunidade procurasse a UBS primeiro, para depois vir aqui [Complexo]. Mas, não negamos atendimento a ninguém. Todos que chegam aqui têm atendimento, independente da queixa ou do que ele está procurando. Se a pessoa vem aqui com uma pequena dor de cabeça, por exemplo, o clínico examina e medica o paciente”, explica.
O Complexo Municipal atende 24 horas por dia, sete dias por semana. Atualmente, possui uma unidade de atendimento à mulher, com ginecologista e obstetra, e outras especialidades como cardiologista, um psiquiatra para adolescentes (até 18 anos) e outro para adultos. O local conta ainda com neurologista, fonoaudiólogo e nutricionista. Todos esses atendimentos devem ser agendados com antecedência.
Pediatria
O Plantão Pediátrico atende de segunda a sexta-feira, das 19h à meia-noite e, após o encerramento, os pais ou responsáveis devem encaminhar as crianças para atendimento no Hospital Bom Jesus. Durante o dia, o atendimento acontece na UBS Piazito, no bairro Jardim do Prado. Ainda no complexo, os atendimentos pediátricos em finais de semana ocorrem das 7h do sábado até as 7h da segunda-feira, além de feriados.
Eletrocardiograma
O Eletrocardiograma (Eletro) também passou a ser realizado no Complexo Municipal. Os exames são agendados com antecedência e os laudos são confeccionados pelos cardiologistas que atendem no local. Aqueles pacientes que precisam do exame com urgência – seja por ocasião de uma cirurgia ou um possível infarto, por exemplo – realizam o exame na hora. O paciente é atendido no setor da especialidade e sai do local com o resultado do eletro em mãos.
Farmácia Municipal
A farmácia agora atende em dois locais. Um deles fica no Complexo Municipal, onde o paciente passa pela avaliação médica, recebe medicação e pode retirar o medicamento (caso necessite) para continuar o tratamento em casa. Caso tenha realizado a consulta em sua UBS de referência também deve retirar os remédios no local. A farmácia abre às 7h e fecha à meia-noite.
UBS Darcy Ribeiro – antigo Posto 24h
O segundo local fica no antigo Posto 24h, junto a sede da Secretaria de Saúde. No prédio está a Farmácia de Medicamentos Especiais. Estes remédios são dispensados geralmente a pacientes com doenças crônicas e que dependem da medicação para seu dia a dia. Os medicamentos são de responsabilidade do governo do Estado, mas quem determina a utilização é o profissional médico.
Junto à Secretaria Municipal de Saúde segue ocorrendo o agendamento ou marcação de exames, que são realizados no setor de Exames e Consultas. A Vigilância Sanitária também continua no local. Inclusive o SAE, que é uma unidade assistencial de caráter ambulatorial, que propicia o vínculo do paciente portador do vírus HIV/Aids e outras DSTs com uma equipe multiprofissional ao longo de sua enfermidade, de responsabilidade da Secretaria da Vigilância, continua no espaço.
Além disso, o setor de transporte de pacientes e o local para realização de agendamentos e marcações de passagens também segue no 24h. O transporte atende em horário comercial, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com exceção das terças-feiras, quando o atendimento é realizado das 8h às 21h e sextas-feiras até o meio-dia.