noticias261 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Noticias!

Taquara

Museu Histórico Municipal de Taquara reabrirá em março ao público

Publicada em 21/02/2022 às 15:51h - 184 visualizações

Conexão Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Museu Histórico Municipal de Taquara reabrirá em março ao público  Compartilhar a noticia Museu Histórico Municipal de Taquara reabrirá em março ao público  Compartilhar a noticia Museu Histórico Municipal de Taquara reabrirá em março ao público

Link da Notícia:
Anuncie aqui

Museu Histórico Municipal de Taquara reabrirá em março ao público
 (Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara)

O Museu Histórico Municipal Adelmo Trott de Taquara reabrirá para o público a partir do dia 3 de março. O acervo com 993 peças cadastradas foi transferido do prédio na localidade de KM 4, às margens da ERS-020, para o imóvel na Rua Nelson Renck, nº 2933, no Centro, ao lado da Biblioteca Pública Municipal Professor Rodolfo Dietschi.

A mudança de endereço iniciou no final do ano passado, após o Estado solicitar a devolução do prédio no KM 4. O Museu Arqueológico do RS (Marsul), que fica naquele mesmo terreno, passará por reformas e o governo gaúcho precisará daquele espaço para transferir acervos documentais, bibliográficos e arqueológicos durante as obras. “Fomos colaborativos ao pedido de desocupação do imóvel, pois entendemos que o investimento de R$ 1,5 milhão que será feito para reestruturação do Marsul beneficiará Taquara”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.

O acervo conta com documentos, fotografias, objetos musicais, armamentos, louças, objetos de cozinha, objetos de trabalho e máquinas variadas que remontam os 135 anos de história de Taquara. A proximidade com a população e a releitura das exposições museológicas pesaram na escolha do novo endereço, que será temporário. “Estamos realizando o restauro e a preparação do acervo para posteriormente ser exposto no local e futuramente na Casa Vidal, que em 2021 foi contemplada com R$ 2,5 milhões para ser concluída sua restauração”, destacou o chefe de Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues.

Um dos trabalhos do Museu no momento é a efetivação do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann, buscando a documentação na Câmara de Vereadores, a doação de documentos e fotografias junto aos arquivos históricos do Museu Visconde de São Leopoldo, Museu Antropológico Caldas Júnior de Santo Antônio da Patrulha e no Arquivo Público do RS, além de doações de acervos particulares. “Estamos iniciando o trabalho de digitalização de documentação do acervo e de instituições parceiras”, destacou Maicon.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (51) 99648 3615

Visitas: 6505344
Usuários Online: 83
Copyright (c) 2024 - Conexão Noticias - Informação na palma da sua mão
Converse conosco pelo Whatsapp!