noticias973 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Noticias!

Taquara

Taquara decreta situação de emergência em razão da estiagem

Publicada em 13/01/2022 às 13:49h - 174 visualizações

Conexão Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Taquara decreta situação de emergência em razão da estiagem  Compartilhar a noticia Taquara decreta situação de emergência em razão da estiagem  Compartilhar a noticia Taquara decreta situação de emergência em razão da estiagem

Link da Notícia:
Anuncie aqui

Taquara decreta situação de emergência em razão da estiagem
 (Foto: Divulgação )

Foi decretada situação de emergência pelo Município de Taquara em virtude das diversas áreas rurais afetadas pela estiagem que abrange todo o Estado. Algumas das considerações apresentadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) revelam que o baixo nível de precipitação, somado à elevada temperatura ocasionado pelo fenômeno “La Niña” vem incapacitando a umidificação do solo e consequente desenvolvimento do plantio. “Já foram apurados danos na agropecuária de aproximadamente 56 milhões e esse número pode aumentar de acordo com a colheita”, revela o coordenador de Defesa Civil, Matheus Mödler. Ainda nesta semana, o decreto será encaminhado a Porto Alegre para reconhecimento da situação de emergência e após para homologação em Brasília.

“Este decreto possibilitará aos agricultores, pecuaristas, refinanciarem os seus débitos bancários, no que diz respeito a financiamentos agrícolas, bem como  pleitear junto ao Governo Federal recursos necessários a esta demanda, principalmente para auxiliar as famílias consideradas da Agricultura Familiar que serão diretamente atingidas pela estiagem já que a sua subsistência vem da produção agrícola”, menciona. 

Segundo a prefeita Sirlei Silveira, o Município disponibilizou todo o aparato necessário para minimizar os efeitos da estiagem severa, bem como para assistência e socorro aos afetados. Conforme o decreto divulgado, a recorrência da estiagem e a pandemia de COVID-19, contribuem para aumentar a vulnerabilidade social dos cidadãos, resultando em danos humanos, materiais e prejuízos econômicos. “Todos os órgãos municipais estão mobilizados nas ações de resposta ao desastre, de reabilitação do cenário e sua reconstrução”, reforça a prefeita.

Laudo aponta perdas em todos os distritos

De acordo com o Laudo de Estimativa de Perdas Agropecuárias elaborado pelo escritório municipal da Emater/RS, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, Diretoria de Agricultura e Coordenadoria de Defesa Civil as estimativas de perdas em todos os distritos, abrangendo 32 localidades de Taquara contabilizando R$ 55.903.940,00, valores baseados nos preços médios recebidos pelos produtores da região.

“Em diálogo com os produtores, podemos verificar o efeito da falta de chuvas, temperaturas altas e ventos amenos, os solos encontram-se secos, as plantas estão apresentando estiolamento, ou seja, enrolando suas folhas para evitar a perda de água e os recursos hídricos estão escasseando, apresentando pouco volume de água nos córregos, rios e vertentes. Algumas famílias relataram que não possuem mais água potável para o seu consumo”, ressalta a chefe do escritório municipal da Emater/RS - Ascar, Carine Gross de Barros.

Ações da Defesa Civil

O Município adquiriu um reservatório de 800 litros de água potável para atendimento emergencial e consumo humano que já atende algumas famílias no interior de Taquara. “Estamos fazendo um levantamento da necessidade da comunidade rural, da demanda para ver se contratamos um caminhão pipa ou o próprio município assume com a aquisição de um tanque de quatro mil litros para atender o pecuarista”, menciona.

O Corpo de Bombeiros disponibilizou um caminhão que estava estragado e será consertado pelo Município que comporta 8 mil litros de água potável e será para o consumo da pecuária. Matheus ressalta que o nível de captação da água do Rio dos Sinos está baixo o que força todos a consumir menos água. “Utilizar o necessário de modo racional e consciente”, reitera. 

Quem está com falta de água para o consumo humano pelo secamento do poço artesiano por causa da estiagem ou quem precisar de assistência pela falta de água para o gado ou demais criações deve entrar em contato com a coordenadoria pelo número 51 3541 9200 - ramal 162, informar a situação e fazer o cadastramento da família.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (51) 99648 3615

Visitas: 6504767
Usuários Online: 118
Copyright (c) 2024 - Conexão Noticias - Informação na palma da sua mão
Converse conosco pelo Whatsapp!