noticias230 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Noticias!

Política

Série de entrevistas com os Pré-candidatos a Prefeito - Guto Scherer de Igrejinha

Publicada em 04/09/20 às 17:56h - 517 visualizações

Conexão Noticias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Série de entrevistas com os Pré-candidatos a Prefeito - Guto Scherer de Igrejinha  Compartilhar a noticia Série de entrevistas com os Pré-candidatos a Prefeito - Guto Scherer de Igrejinha  Compartilhar a noticia Série de entrevistas com os Pré-candidatos a Prefeito - Guto Scherer de Igrejinha

Link da Notícia:
Anuncie aqui

Série de entrevistas com os Pré-candidatos a Prefeito - Guto Scherer de Igrejinha
 (Foto: Divulgação )
Dando sequencia me nossa série de entrevistas com os Pré-candidatos a Prefeitos na região.

Nesta edição vamos conversar com o mais um candidato de Igrejinha, o município tem dois nomes colocados como pré-candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano, o entrevistado desta semana é o Vereador Guto Scherer (MDB)


Conexão Notícias: Inicialmente gostaríamos que o senhor fizesse uma breve apresentação. Fale um pouco sobre a sua família e vida pessoal.

Guto Scherer: Sou natural de Igrejinha, tenho 37 anos, filho de Pedrinho Danilo e Maria Lucinha Scherer. Sou casado há sete anos com Manuele Thomas Scherer e pai da Sara.

Meus avós paternos são Danilo Scherer e Wally Haack, ambos empreendedores, que comercializavam produtos coloniais na região metropolitana e litoral, além de proprietários do tradicional salão de baile e restaurante na rua 7 de Julho. Por muitos anos, minha vó empreendeu no comércio com a loja Casa Pedrinho, fornecendo roupas e artigos esportivos por muitos anos para a comunidade.

Pela parte materna, meus avós são Juvenil e Lori Lopes dos Santos, um casal trabalhador. Dona Lori foi professora e industriária. Seu Juvenil foi servidor público por mais de 40 anos, tendo feito parte da primeira equipe que trabalhou no Município após a emancipação de Igrejinha.

Duas famílias tradicionais de Igrejinha, que sempre transmitiram o amor pela cidade e empatia com seu povo.

Foi no Instituto Olívia que conclui meus estudos. Cursei técnico em enfermagem na Unipacs, mas não segui carreira na enfermagem. Sou graduado em Processos Gerenciais – pela UNOPAR, mas busquei especialização cursando um MBA de Gestão Pública com Ênfase em Cidades Inteligentes - Universidade Anhanguera.
 
Conexão Notícias: Como você avalia a possibilidade de representar a oposição nas eleições de novembro?

Guto Scherer: Igrejinha me deu a honra de ser eleito com grande votação e de representá-la na Câmara de Vereadores nos últimos oito anos, como o único vereador que não faz parte deste governo. Nunca me posicionei como oposição por oposição, mas sempre como vereador de Igrejinha, dos seus mais de 35 mil habitantes, colocando os interesses da cidade sempre acima dos interesses dos grupos políticos.

Isso porque acredito em uma política ancorada na construção e no respeito. Meu mandato é prova disso. Igrejinha, especialmente agora que enfrenta a pandemia, precisa de um líder que trabalhe para retomar um caminho de crescimento, com mais empregos, menos incertezas e mais qualidade de vida para nossa comunidade. Não podemos ter líderes focados apenas em interesses partidários, buscando perpetuação no poder.

Estou tendo a honra de poder caminhar como pré-candidato a prefeito de Igrejinha. Só conquistei essa possibilidade pelo trabalho que realizamos ao longo da vida e enquanto vereador. Não caí de paraquedas, não sou fruto de marketing eleitoral e muito menos um personagem inventado para a eleição. Me preparei para ser o próximo prefeito, construí uma caminhada, passo a passo. Colocando meu nome mais de uma vez a prova do povo e sendo aprovado por ele, tanto com as eleições, como com as premiações de Vereador Destaque nos últimos sete anos.

Tenho experiência na Gestão Pública, onde atuei por quase 10 anos, passando de estagiário a coordenador de Esporte e Turismo da Prefeitura. Além, é claro, de todo o conhecimento que adquiri nos oito anos como vereador, me dedicando integralmente à nossa comunidade. 

Vejo que a construção, o trabalho e os resultados que tivemos ao longo destes anos me colocam em condições de alcançar o desafio de assumir a prefeitura a partir do próximo ano. Sempre digo: quem olha só para trás, alguma hora tropeça. Eu quero olhar para frente, para o futuro. É para frente que precisamos andar. Sem politicagem, sem pensar em partidos, sem olhar para o próprio umbigo. Meu único interesse é Igrejinha. A única briga que me importa é por Igrejinha.
 
Conexão Notícias: Como estão as articulações políticas dentro do partido para compor a chapa?

Guto Scherer: Estamos com tudo pronto para as convenções que acontecerão no dia 05 de setembro. Iremos de chapa pura para a majoritária, hoje eu e o Darci Matte, mais conhecido como Chaco Matte, somos pré candidatos a prefeito e vice-prefeito, ambos do MDB. Além disso, teremos o apoio do PTB e do Patriota.

O Chaco é um igrejinhense nato, um líder com a experiência necessária para me auxiliar nos desafios que teremos pela frente. Foi vereador por três mandatos, sendo o mais votado em 2004. Também presidiu a Câmara de Vereadores por duas ocasiões, quando tirou a Casa do aluguel e construiu a atual sede do legislativo. Ainda assumiu como prefeito em exercício por três oportunidade. De 2009 a 2012 foi secretário de Agricultura. E hoje é produtor rural.

Quando decidimos concorrer à prefeitura, a primeira coisa que ficou bem definida é que não buscaríamos mais de três ou quatro partidos para a coligação. No andar da caminhada, buscamos coligação com o PTB, que historicamente foi nosso parceiro, e construímos uma aliança com o recém formado Patriota, partido que surgiu dos dissidentes do PSL, quando da saída do presidente Bolsonaro da sigla.

Nossa ideia é diminuir o tamanho da máquina pública e uma coligação com muitos partidos representaria dificuldade para reduzir os mais de 160 Cargos de Confiança que atualmente a prefeitura tem. Isso é resultado da formação de grupos políticos e de muitos partidos apoiando um candidato. Só em 2020, em meio a toda essa crise, o município já gastou mais de R$ 2.7 milhões somente com esses cargos, o que explica o desejo desenfreado por se manter no poder. E é uma conta que quem paga é o povo.

Com menos cargos, vamos economizar dinheiro para investir em áreas essenciais, como Educação e Saúde.

Conexão Notícias: Quais áreas da Administração o senhor vê como prioridade na gestão pública? Por quê?

Guto Scherer: A Administração Pública é uma engrenagem, todos os setores e áreas são fundamentais para o bom funcionamento da cidade. Mas é claro que um governo precisa ter prioridades, como o Desenvolvimento e a Geração de Empregos, a Saúde, a Educação, a Assistência Social, a Segurança, e assim por diante.

Priorizaremos a educação, não no discurso, mas na prática. Igrejinha só retrocedeu na área mais importante de qualquer cidade. Só não retrocedeu mais porque os professores e profissionais da área não deixaram a peteca cair. Mas, politicamente não há o que comemorar. Além de acabar com a valorização da qualificação dos professores, com a mudança do Plano de Carreira, Igrejinha acabou com o turno integral para crianças de  4 a 6 anos, retrocedendo em algo que o mundo busca para a educação, o turno integral.

Além da Educação, Igrejinha só andou para trás na geração de emprego. Segundo os dados do CAGED, de 2013 a 2019, antes da pandemia, Igrejinha perdeu 1205 postos de trabalho. Em 2020, de março a junho, foram mais 1784 postos de trabalho a menos. Fomos a segunda cidade que mais perdeu empregos do Paranhana. Só temos visto empregos sumindo e as empresas nascidas aqui investindo em outras cidades. Os investimentos destas empresas estão acontecendo, o que falta é capacidade de diálogo e saber o que precisa ser feito para que voltem a investir aqui. E isso será nossa principal motivação: voltar a gerar emprego em Igrejinha para os igrejinhenses.

Conexão Notícias: Qual o principal item a ser modificado na administração de Igrejinha na sua opinião? De que forma?

Guto Scherer: A atual gestão tem muitas coisas boas, mas tem muito o que avançar. Os anos nos cargos geram acomodação. Se reparar, o primeiro mandato deles foi muito superior ao segundo. A mudança é saudável, foi bom quando saímos do governo, oxigenou. E agora chegou novamente este momento de oxigenar.

Vamos manter tudo que está bom. Chega dessa coisa que se repete a cada eleição, de mudar o prefeito e acabar com tudo o que o anterior fez. Não pode ser assim. É preciso respeitar o que foi feito e avançar no que precisa ser feito. Fica o que tá bom e muda o que não tá. É assim que queremos fazer.

O que vamos mudar com certeza são as ações políticas para a Educação e para o Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos. Doar terreno para empresas no ano da eleição não é política de desenvolvimento. O gestor desta pasta precisa ter protagonismo, capacidade de diálogo, fazer as coisas acontecerem e seu único desafio deve ser superar a falta de empregos. 

Já estamos trabalhando nisso, visitando e convidando empresários a investirem em Igrejinha. Temos um plano de Desenvolvimento e Geração de Emprego, concreto e viável. Vamos fortalecer o setor calçadista, mas focados na diversificação econômica com novas empresas, fortalecimento do turismo, da agricultura e empresas de tecnologia.

Conexão Notícias: Quais as suas principais sugestões para a cidade, como pré-candidato a prefeito?

Guto Scherer: Vamos tirar do papel muitas sugestões que temos feito ao longo do nosso mandato. Temos muitos projetos bons que não se tornaram realidade, mas que sem dúvidas irão melhorar ainda mais a vida dos igrejinhenses.

Já fui a Brasília oito vezes para buscar recursos para a conclusão do asfalto de Serra Grande. Essa será uma das obras mais importantes para o Desenvolvimento do Turismo local. Vamos garantir, ainda, a conclusão das obras que conquistamos os recursos com o deputado Alceu Moreira, tanto do Monte da Fé, como do Bier Platz.

Vamos transformar a Incubadora Tecnológica, que foi anunciada, em um verdadeiro espaço de pré-incubação e incubação, desenvolvendo projetos inovadores, com uma política de inovação nos padrões das maiores incubadoras do Brasil e do mundo. Sabemos o que precisa ser feito.

Vamos pavimentar com asfalto as ligações aos municípios de Parobé, pela Estrada Prefeito João Darci Reinheimer e Avenida Theobaldo Guilherme Lanz, e a Nova Hartz, pela Estrada Belmiro Wallauer;

Criar o Programa De Olho Igrejinha, que consiste no cercamento Eletrônico do Município, controlando em tempo integral todos os acessos e principais ruas, além de todos os prédios e espaços públicos, com uma central de monitoramento integrado com a iniciativa privada;

Priorizar o atendimento por parte da Secretaria de Agricultura aos produtores rurais, criando e estruturando Postos Avançados da Patrulha Mecanizada, nos dois lados do interior do Município;

Criar os Programas Igrejinha Sustentável e IPTU Verde, para incentivar a adoção de medidas sustentáveis nos imóveis urbanos e rurais por parte dos munícipes;

Reduzir o tempo de espera na marcação de consultas, acabando com agendamentos de consultas nas UBSs que levam mais de 15 dias;

Resolver velhos problemas habitacionais, regularizando a posse e a propriedade de áreas e loteamentos;

Manter as ações de manutenção e revitalização das praças e quadras esportivas do Município;

Manter e fortalecer a parceria com a AMIFEST, dando todo o suporte possível para que a Oktoberfest se mantenha como o maior evento cultural do município;

Construir junto à praça Dona Luiza um espaço adequado para a Feira dos Colonos, Feira da Uva, Feira do Peixe para a semana santa, além de outras feiras que poderão ser realizadas no local. Revitalizando o quiosque existente e dotando o local com espaço para fornos e cozinha para a produção de pães, cucas e outros produtos da culinária alemã diretamente no local;

Conexão Notícias: Para encerrar deixe uma mensagem para a população de Igrejinha.

Guto Scherer: Igrejinha é minha paixão, sou um igrejinhense típico, quero ver nossa cidade cada vez mais linda e próspera. Nosso povo com emprego e dignidade. Nossa gente trabalhando em Igrejinha, investindo aqui, construindo suas histórias aqui. Não quero uma cidade dormitório, sem emprego, sem oportunidades, sem desenvolvimento. Quero uma cidade pujante como já foi um dia!

Quando minha filha me pergunta por que eu quero ser o prefeito, sempre respondo, que minha motivação é construir uma cidade que dê a ela e às crianças da sua geração um futuro melhor, um futuro de oportunidades, um futuro digno, um futuro em Igrejinha. E esse futuro precisa ser construído a cada dia, com protagonismo, vontade, coragem e liderança. 

Minha mensagem aos igrejinhenses é que podemos mais, juntos, olhando para a frente, olhando para o futuro. Assim, construiremos uma cidade ainda melhor!




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (51) 99648 3615

Visitas: 6505083
Usuários Online: 53
Copyright (c) 2024 - Conexão Noticias - Informação na palma da sua mão
Converse conosco pelo Whatsapp!