noticias970 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Noticias!

Parobé

Parobé promove levantamento de focos da dengue no município

Publicada em 24/09/2025 às 14:29h - 74 visualizações

Conexão Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Parobé promove levantamento de focos da dengue no município  Compartilhar a noticia Parobé promove levantamento de focos da dengue no município  Compartilhar a noticia Parobé promove levantamento de focos da dengue no município

Link da Notícia:
Anuncie aqui

Parobé promove levantamento de focos da dengue no município
 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Parobé)

Parobé concluiu, entre os dias 1º e 5 de setembro, a realização do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), uma ação crucial para monitorar a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A pesquisa, que inspecionou 469 imóveis selecionados de forma aleatória, busca identificar focos do mosquito e mapear as áreas de maior risco na cidade.

Durante o levantamento, a Vigilância em Saúde Ambiental coletou um total de 89 amostras de larvas e pupas. Desse total, 22 amostras foram confirmadas como Aedes aegypti, e uma como Aedes albopictus. As demais amostras eram de espécies sem risco para a saúde pública.

Em 2025, já temos 9 casos confirmados de dengue em Parobé, reforçando a importância da prevenção e do cuidado de toda a comunidade.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde Adriano Azeredo, o resultado do LIRAa é fundamental para guiar as próximas ações da Vigilância em Saúde. "Estamos utilizando estes dados para priorizar medidas de combate ao mosquito, como a borrifação intradomiciliar, pulverizações e intensificação das visitas de orientação à população", destaca o secretário.

Tecnologia e monitoramento: ovitrampas reforçam o combate: Além do LIRAa, o município de Parobé utiliza as ovitrampas, uma tecnologia de monitoramento que complementa o trabalho de vigilância. Atualmente, 65 armadilhas estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade e são analisadas mensalmente para mapear a circulação do mosquito.

Em setembro, as ovitrampas registraram uma maior  presença de ovos do Aedes aegypti nos bairros Alvorada, Vila Nova e Laranjeiras. Essa informação permite que a Vigilância em Saúde atue de forma mais direcionada, reforçando as medidas de controle nessas localidades. Já nesta semana a Vigilância em Saúde deve iniciar a borrifação intradomiciliar nestas localidades.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (51) 99648 3615

Visitas: 9538059
Usuários Online: 105
Copyright (c) 2025 - Conexão Noticias - Informação na palma da sua mão
Converse conosco pelo Whatsapp!