
O Hospital de Igrejinha iniciou nesta segunda-feira (01), a operação de cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Respiratória destinados ao atendimento de pacientes adultos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A habilitação dos novos leitos foi oficializada por meio da Portaria SES nº 347/2026, publicada pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. A medida integra o programa Inverno Gaúcho com Saúde, criado para ampliar temporariamente a capacidade de atendimento hospitalar durante o período de maior circulação de doenças respiratórias.
Com a inclusão dos cinco leitos, o Hospital Bom Pastor passa a reforçar a rede estadual de enfrentamento às síndromes respiratórias graves, contribuindo para a assistência à população de Igrejinha e municípios da região em uma época do ano marcada pelo aumento das internações por SRAG.
Além da habilitação, os hospitais contemplados pelo programa receberão incentivo financeiro do Governo do Estado para custeio e manutenção dos leitos pelo período de 90 dias, garantindo suporte à ampliação da estrutura assistencial durante os meses mais frios.
A iniciativa busca assegurar maior capacidade de resposta da rede de saúde diante da demanda sazonal, ampliando o acesso a cuidados intensivos para pacientes que necessitam de tratamento especializado.