Na tarde ensolarada de 27 de outubro, o campus das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) foi palco do Vestibular Solidário, que atraiu centenas de jovens e adultos em busca de uma nova oportunidade acadêmica. Entre os cursos oferecidos, o de Direito se destacou como o mais procurado, seguido por Enfermagem e Psicologia, que registraram o mesmo número de inscrições. O resultado dos aprovados será divulgado nesta segunda-feira, 28 de outubro, a partir das 18 horas, no site da Instituição.
A prova do vestibular consistiu em uma redação e 20 questões objetivas, abordando Conhecimentos Gerais e Português. Os candidatos tiveram a opção de escolher entre temas como "Vacinação para prevenção e controle de doenças", "Igualdade de gênero no Brasil" ou "A Cultura do Cancelamento" para a redação.
O diferencial dos vestibulares da Faccat vai além da seleção acadêmica: eles promovem também a solidariedade. Cada inscrito contribuiu com 4 litros de leite de caixinha, que serão doados a entidades sociais da região, reforçando o compromisso da Faccat com a responsabilidade social e a promoção do bem.
De acordo com o diretor-geral da Faccat, Delmar Henrique Backes, o que chamou a atenção deste vestibular foi o aumento de candidatas do sexo feminino. “Cerca de 70% dos inscritos eram mulheres”, destacou. Além disso, outro dado importante, é que muitos vestibulandos já estão fazendo uma faculdade, e a maioria destes, no EAD.
Backes também enfatizou a importância de um vestibular presencial e abrangente, permitindo que os candidatos demonstrem seus conhecimentos antes de ingressar no Ensino Superior. "Queremos que os alunos já vivenciem os desafios que encontrarão", explicou.
A escolha foi pela Faccat
À espera de sua filha e da amiga de infância da filha, Ederson Luís Barbosa, de 45 anos, de Nova Hartz, conta que as gurias escolheram Faccat após conhecer várias instituições de ensino. “Elas pesquisaram e se encantaram com a qualidade da estrutura da Faccat. Elas são amigas desde a primeira série e se tudo der certo, vão estudar na Faccat”, contou Barbosa, acompanhado pela esposa, Rosângela Andreatta de Cândia. Na mesma roda de chimarrão, Indiana Zotti, de 44 anos, também estava na torcida pelas candidatas.